domingo, 10 de agosto de 2008

Parque/Jardim do Campo Grande-CG

O Parque/Jardim do Campo Grande, designado apenas por Campo Grande ou CG, é um dos maiores espaços verdes de Lisboa. Tem características muito próprias, algumas das quais evidenciadas nesta mensagem sobretudo por imagens.
Os dois lagos, mas sobretudo o do topo norte, são como que dois corações do parque.
As palmeiras, de vários tipos, são um imagem de marca do CG.
Estátuas de D. Afonso Henriques e D. João I, do escultor Leopoldo de Almeida, 1950, são os equipamentos “estéticos” que mais se impõem. Constituem como que o "portão" de uma bela avenida de altas palmeiras.
Há uma grande diversidade de árvores (algumas enormes) e de arbustos.
É no lago norte que se encontra uma grande variedade de aves, peixes e também tartarugas. Tem também barcos, muito utilizados aos fins de semana.
O parque infantil, na parte sul, é também bastante frequentado. Só nessa zona há muitas mulheres, mas também há mesas de jogo com homens.
Mesas de jogo, ocupadas, todas as tardes, quer no Verão quer no Inverno, por vários grupos de homens. Aos Domingos as sessões começam mais tarde.
Os jarros brancos (zantedeschia aethiopica), quer no Inverno quer na Primavera, são das plantas com flores que mais se impõem no Campo Grande.
No Inverno e princípio da Primavera havia uns tufos de umas plantas tão exuberantes que ansiava por vê-las florir. Em meados de Maio fui surpreendida ao vê-las todas cortadas, no chão, tendo ficado apenas uns pequenos “troncos”. Estão agora em plena floração com algumas folhas apenas, parecem amaryllis.
Quase ao mesmo tempo, um pouco cedo, parece-me, surgiram as amaryllis-belladona, dispersas por todo o Parque, embora em pequenos tufos.

Sem comentários: